quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Subida de Montanha, o quiz

Quem deu a idéia foi o Rui Amaral, titular do blog Histórias que Vivemos. Quem autorizou o uso das fotos, de autoria do grande Jorge Lettry, foram o Gabriel Marazzi e o próprio Rui. E a mim coube a tarefa de apresentá-las aqui no formato de um quiz.

A idéia é simples: ganha quem reconhecer o maior número possível de automóveis presentes nessas fotos. Para simplificar o processo, cada foto está identificada por uma letra onde normalmente estaria a legenda. Não há prêmios, apenas a satisfação inerente ao saudável exercício do carspotting.

Desvendar a identidade desses automóveis não chega a ser um bicho de sete cabeças, mas há exceções. As principais são os roadsters de números 37, 34 e 75, além de outro carro com o mesmo estilo de carroceria cujo número não está visível, mas que ostenta em sua traseira a publicidade de um certo Auto Elétrico Nove de Julho.

E apesar de não haver nenhuma pegadinha neste quiz, alguns dos automóveis apresentados pertencem à turma do "parece mas não é", exigindo um olhar especialmente atento e algum conhecimento histórico para que o leitor não seja induzido a erro. Quem avisa amigo é...

Em tempo: o evento ao qual se referem essas fotos é a primeira Subida de Montanha, prova realizada em 1958 na Estrada Velha de Santos, também conhecida como Caminho do Mar. Hoje fechada ao tráfego motorizado, essa foi a principal ligação rodoviária entre a cidade de São Paulo e o litoral do estado até a inauguração da Via Anchieta, ocorrida em 1947.

E então, quem se habilita?

Foto A
Foto B
Foto C
Foto D
Foto E
Foto F
Foto G
Foto H
Foto I
Foto J
Foto K
Foto L

20 comentários:

Luís Augusto disse...

Vamos lá, com direito a alguns chutes:
A - Fusca Oval
B - Porsche 356 Pré-A
C - Citroën TA
Romi-Isetta (muito legal!)
Riley (?)
Porsche 356
Standard Vanguard
De Soto
2 Fuscas
D - Ferrari Barchetta
E - Simca 8
F - MG TD
G - Nash-Healey (lindo!)
H - Fiat 1100
I - Jowett (?)
J - DKW Sonderklasse
K - Porsche 550 (?)
L - MG TD

Prof. Chico disse...

Com direito a alguns palpites:

Foto A: Volks Sedan 50-52
Foto B: Porsche Pré-A (1952)
Foto C: Citroën Legére, BMW Isetta (não é Romi),
Triumph 1936, Porsche Pré-A, Peugeot, Mercury,
dois Volkswagens 53-57
Foto E: Simca 8
Foto F: MG TD e Opel Olympia
Foto G: Triumph
Foto H: Fiat
Foto J: DKW 51 2 cilindros
Foto K: Porsche
Foto L: MG TD

Francisco J.Pellegrino disse...

Ford Tudor 40
Mercury 49/50/51
Aquilo alí não é Ferrari !
o restante concordo com Prof.Chico.

Anônimo disse...

D - Ferrari Barcheta
I - Jowett Jupiter

O resto concordo com os amigos..

Abraços Erick

Luís Augusto disse...

Temos que convocar o Zullino e o M para esclarecer a polêmica. Chicão, é uma Ferrari sim!. Prof, Chico, não vejo Triumph, mas sim um Nash-Healey. Mantenho também o Standard Vanguard, mas pode ser também um Peugeot. O DKW me parece o F-91, semelhante à perua Univerdal da Vemag, portanto 3 cilindros.

Paulo Levi disse...

Temos quatro valorosos participantes até aqui, e por enquanto as respostas mais completas são as da ala acadêmica (Dr. Luís e Prof. Chico).

Vamos lá, pessoal - enviem suas respostas até o dia 23, que é para podermos anunciar o vencedor ainda antes do Natal!

Belair disse...

Estou com o Prof. Chico,e como ele, não sei dizer o que é na foto I.
Dotô:acho que é Peugeot,o Vanguard é mais "bojudo"(ainda) atrás.

Prof. Chico disse...

Trupe, algumas considerações:

Foto A: O Fusca retratado apresenta aro 16, portanto, foi fabricado até
setembro de 1952 (é aquele com o painel de dois porta-luvas). Dessa
forma, não pode ser do modelo "oval" (1953 2a série - 1957 1a série).
É um split window!

Foto C: O número 38 é um Peugeot 203, não há como ser um Standard.

Foto G: Ratifico a correção dos amigos, eu chutei, e errei bem feio...

Foto J: Esses DKW ainda eram de dois cilindros mesmo.

Rui Amaral Jr disse...

Com o M e o Zuzu por aqui eu desisto!rs
Tem um carro que apenas o Luis Augusto deu uma boa dica!

Luís Augusto disse...

Rui, seria o Riley? Prof Chico, vc teve olhos de lince na foto A!

Rui Amaral Jr disse...

Luís, é outro,Paulo e eu debatemos sobre alguns desses carros, e esse é um deles.

Paulo Levi disse...

Complementando o comentário que o Rui fez hoje às 12:22, tem um outro carro aí (que não é o mesmo ao qual o Luís se referiu) que só recebeu uma boa dica. E quem a deu foi o Prof. Chico.

Ron Groo disse...

Só conheço os mais comuns, mas estou aprendendo um monte de novos.

E onde posso encontrar um livro sobre este evento? ficaria bonito na mesa de centro da sala com estas fotos todas.

M disse...

O carro da polêmica é Peugeot sim !
Não chega nem perto do Vanguard, nem do Javelin !
Já nem arrisco palpite no carro do eletricista...

Paulo Levi disse...

Bom, já está na hora de encerrarmos o nosso quiz e de anunciarmos o vencedor. Que na verdade são dois vencedores: o Luís Augusto Malta e o Professor Chico. Me curvo diante do conhecimento demonstrado por esses dois participantes, cujas respostas alimentaram boas discussões entre o Rui Amaral e eu e contribuiram para ampliar os nossos próprios conhecimentos sobre esses automóveis. E também puxaram a participação de outros leitores, o que ajudou a enriquecer a discussão.

Detalhe importante: as respostas enviadas pelos dois vencedores chegaram ao blog com apenas sete minutos de diferença, tendo sido liberadas para publicação rigorosamente no mesmo horário. Portanto, não houve influência de parte a parte, o que aumenta ainda mais a consistência dessas respostas. E nos raros casos em que houve divergência entre elas, o erro de um participante foi compensado pelo acerto do outro.

Tanto o Rui como eu ainda temos dúvidas sobre a identidade de um dos automóveis desse quiz. Em vez de arriscar uma resposta, convidamos os leitores que ainda não deram sua opinião a fazê-lo, ainda que isso não altere o resultado do quiz para efeitos da nomeação dos vencedores


Sem mais delongas, vamos às respostas:


Foto A: Volkswagen Sedan

Foto B: Porsche pre-A

Foto C: Citroen 11 Legère (ou Traction Avant), Romi Isetta, Porsche pre-A Speedster, Peugeot 203, Mercury Sedan, dois Volkswagens Sedan - e a figurinha difícil do quiz, o roadster de número 34, indentificado pelo Luís Augusto como Riley e pelo Prof. Chico como Triumph 1936, mas que na verdade não parece ser nenhum dos dois. A esclarecer...

Foto D: Ferrari 166 Barchetta

Foto E: Simca 8

Foto F: MG TD, Opel Olympia (este, só o Prof. Chico identificou)

Foto G: Nash Healey

oto H: Fiat 1100

Foto I: Jowett Jupiter (a marca foi corretamente identificada pelo Luís Augusto, o modelo pelo Erick)

Foto J: DKW Meisterklasse, 2 cilindros - a resposta correta é a do Prof. Chico (supondo que se trate de um modelo 1951, conforme indicado em outras fontes)

Foto K: este é o "parece mas não é" do quiz, um pseudo-Porsche construído artesanalmente sobre plataforma VW

Foto L: MG TD


É isso. Parabéns a todos os participantes, e em especial aos dois vencedores!

Abraços,

Paulo Levi e Rui Amaral


Migdonio disse...

Muito legal.
Só uma pequena nota, na foto C, o 356 não e um Pre A Speedester. Na verdade é um Pre A Cabriolet. Os Speedester não tinham o parabrisa bi-partido ou dobrado, esse ai tem.
Os pouquissimos 356 Speedsters pre A fabricados em 1954, foram todos feitos a pedido especial de Max Hoffman para o mercado americano, não acredito que em tão pouco tempo já estivessem por aqui. Os Speedsters fabricados a partir de 1955 já não eram mais pré A.

Rui Amaral Jr disse...

Ótimo, muito bom estar entre experts!
Sei que aquela "réplica" do 550 confundiu um pouco.
Um grande abraço à todos e a ao Gabriel e Anísio.

Luís Augusto disse...

Parabéns, Prof. Chico, principalmente pelo Peugeot! Eu não acertaria de jeito nenhum.
Obrigado ao Rui e ao PL por nos proporcionarem essa diversão.

Paulo Levi disse...

Migdonio, fui conferir esse Porsche da foto C e o que eu vi me deixou com a pulga atrás da orelha. O parabrisas é bipartido, mas ao mesmo tempo é mais alto do que seria o normal num Cabriolet. Será que tem alguma adaptação aí?

Migdonio disse...

Paulo, se é adaptação ai eu não sei, eu nasci 18 anos depois dessa foto. uhahuahu
Outra coisa, os Speedster tinham um friso lateral de ponta a ponta, e esse carro também não tem.
Eu continuo no Pre A Cabriolet.