sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Pintou na caixa do correio

Foi só a campainha tocar, e virei criança de novo: era o meu exemplar pessoal de Pinte os Clássicos, o livro para colorir lançado recentemente pelo ilustrador, blogueiro e entusiasta automotivo Maurício Morais.


Que eu saiba, esse é um projeto inédito em nosso mercado editorial, uma coletânea de desenhos de automóveis nacionais que deixaram sua marca na história, e que hoje fazem parte do patrimônio afetivo de várias gerações de brasileiros. São 25 automóveis ao todo, do Simca Chambord 1960 até vários modelos da Volkswagen e da GM dos anos 1970 e 1980, representados no traço limpo e preciso de um dos maiores artistas automotivos hoje em atividade no Brasil. Apesar de produzido de forma semi-artenanal, com encadernação em espiral e capas de plástico flexível, o livro é bem cuidado e impresso em papel de boa qualidade.


Folheando as páginas de Pinte os Clássicos, é difícil não sentir vontade de abrir aquela gaveta de fotos antigas que temos em casa (ou então no sótão da memória) e usá-las como referência para dar ainda mais vida aos carros que Maurício colocou no papel.

Se você estiver um pouco enferrujado no uso do crayon, do lápis de cor ou do gouache, não pense nisso como um problema mas sim como uma oportunidade: convide os membros mais jovens de sua família, sejam eles filhos, netos ou sobrinhos, para colorir esses automóveis com você num processo interativo a várias mãos. Uma parceria que envolve partes iguais de pesquisa e criatividade, conhecimento e diversão, história e fantasia, trazendo como benefício adicional o fortalecimento do vínculo entre as gerações. E também, quem sabe, ajudando a formar mais um (ou mais uma) entusiasta com quem você possa compartilhar o seu gosto por automóveis clássicos, e mais cedo ainda do que imaginava.


Serviço: o livro Pinte os Clássicos pode ser adquirido diretamente com o autor, Maurício Morais. Contatos pelo e-mail mau917@gmail.com, ou pelo site http://mauriciomorais.blogspot.com.br/

5 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Mauricio é um grande artista e sua ideia foi brilhante!

Um abração pros dois!

Mauricio Morais disse...

Obrigado pelas palavras Paulo, são pessoas como você que me dão disposição para continua. Forte abraço.

Ron Groo disse...

Grande ideia do Mauricio. Vou encomendar um para mim, mas não vou pintar não. Sou péssimo nisto.

F250GTO disse...

Tambem já recebi o meu e a emoção é grande.
Ainda não tive "peito" de encarar o desafio, continuo contemplando os traços lindos, leves e soltos, do MM.
Um dia tomo coragem...
Romeu

Paulo Levi disse...

O mérito é todo do Maurício, junto os meus aplausos aos dos comentaristas. Ainda não decidi qual dos meus sobrinhos-netos irei convidar pra fazer parceria na pintura desse livro, mas como são mais de dez acho que não terei problemas.