sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O co-piloto assume o comando

Já virou uma tradição do Adverdriving o último post do ano com a participação especial do Pocho, o cãozinho que adotei há cerca de três anos e que pouco depois se tornou paralítico em decorrência de uma crise aguda de hérnia de disco.

Ao apresentar o Pocho no final de 2010, me referi a ele como "o co-piloto do Adverdriving". Acho que a definição continua válida, mas nesses três anos de convivência descobri outras facetas de sua personalidade que fazem com que eu me sinta privilegiado por contar com a sua companhia praticamente desde o início do blog.

Pense num animal que de uma hora para a outra perde todo o movimento de seus membros posteriores, passando a depender de ajuda humana até mesmo para fazer suas necessidades básicas. Seria de se imaginar que ficasse apático, deprimido, sem vontade de viver. Ou então rancoroso e agressivo. Mas no caso do Pocho, nada disso aconteceu. Ele continua afetuoso, brincalhão e cheio de vitalidade. E é por isso que na reta de chegada deste ano é ele quem dá o sprint final, como se pode ver no vídeo aí embaixo.



Cuidar de um animal com necessidades especiais como o Pocho impõe uma série de limitações na vida de quem se propõe a fazê-lo. O compromisso é praticamente o mesmo exigido por uma criança de colo, com a diferença de que com o passar do tempo a criança vai se tornando independente e o animal não. Não digo isso para reclamar da vida nem daquilo a que se convencionou chamar de destino, é apenas a constatação de um fato. Só sei que eu não faria nada de maneira diferente.

Mas chega de divagações existenciais, que o lugar certo para isso é um livro (o qual estou seriamente pensando em escrever) e não aqui. A hora agora é de comemorar. Um Feliz 2013 para todos nós, e que nenhum obstáculo possa impedir a realização dos nossos sonhos nesse novo ano que está para começar.


8 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

Grande abraço a vc e toda a familia...grato pela ajuda neste ano e entraremos 2013 acelerando forte. Abração do Francisco e familia.

Migdonio disse...

Grande abraço para voce e para o Pocho!

Fernando Levra disse...

Parabéns cara!

Realmente, cuidamos dos animais quase que como se fosse parentes próximos. parabéns pelo blog!

Luís Augusto disse...

Parabéns, PL, pelo ótimo conteúdo que vc nos proporcionou em 2012 e um 2013 cheio de realizações! Grande abraço para vc e Pocho.

Belair disse...

Legal a "solucao" p/ o Pocho.

Um graaaande 2013 p/ voce PL,com muita saude e sucesso.

Luiz Dranger disse...

Parabéns Paulo,
O nosso cão é melhor que a namorada, ou um Porsche antigo. Não impoorta o estado dele, mas cuida que vale a pena!!!!! Abração e Feliz 2013!
Luiz

Ron Groo disse...

Feliz ano novo Paulo.
A você, ao Pocho e a todos aqueles que você ama.
E aguenta nóis por aqui no ano que entra.
Abraço fraternal.

Rui Amaral Jr disse...

Um beijão Pocho, e um abração Paulo, um Super 2013 a vcs e todos amigos!
Sinceramente, acho que o piloto do blog é o Pocho!!!