quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Adverdriving, ano 2


Foi só piscar os olhos, e lá se foi mais um ano desde que o Adverdriving começou a funcionar.

Sinceramente, se alguém me dissesse lá no final de 2009 que eu ainda estaria fazendo este blog dois anos depois, minha reação seria de ceticismo. Até porque eu não sabia muito bem onde estava me metendo. Agora que sei, posso dizer que a estrada é boa e que ainda resta combustível para muitos posts.

Fazer um blog como o Adverdriving dá trabalho, mas é também muito prazeroso. O prazer pode vir da descoberta de fatos que eu não conhecia até então. Ou do resgate de histórias quase esquecidas, não raro obscuras, mas que merecem ser contadas. Ou, principalmente, do desafio de construir uma narrativa original a partir da síntese entre fatos e histórias sem uma relação aparente entre si.

Às vezes, a idéia para um post surge aos poucos e fica maturando durante meses antes de encontrar uma forma definitiva. Outras vezes, principalmente no caso de temas polêmicos envolvendo o marketing e a publicidade, os posts nascem quase prontos a partir de minha experiência nessas áreas e de minhas convicções a respeito dos temas em questão.

Não me considero um escritor - no máximo sou um diletante - mas me identifico muito com a definição do romancista americano E.L. Doctorow para o ato de escrever:
Escrever é como dirigir à noite em meio à neblina. Você só enxerga até onde os seus faróis alcançam, mas pode fazer a viagem inteira dessa maneira.
É claro que, dirigindo nessas condições, às vezes se erra o caminho. Quando isso acontece, é preciso reconhecer o erro, voltar atrás e retomar o caminho certo. Se isso significa reescrever um texto praticamente já escrito, ou mesmo jogá-lo no lixo, paciência. Dá trabalho, mas não há outro jeito.

E apesar da definição de Doctorow, o Adverdriving também passa por trechos ensolarados em seu trajeto. Que são aqueles em que os leitores participam com seus comentários, tornando a viagem mais interessante e trazendo inspiração para novos posts. Sem essa interação, isto aqui seria um monólogo e não um blog.

A todos, os meus sinceros agradecimentos por me darem o prazer de sua leitura e de sua companhia ao longo de mais este ano.

Imagem: http://www.autolichtblog.de

10 comentários:

Belair disse...

Parabens PL. O prazer TAMBEM e' nosso!Keep it up.

Ron Groo disse...

Nós é que temos de agradecer pela chance de sempre aprender algo novo.

André Candreva disse...

Paulo,

excelente seu blog. gostaria de incluir a logo de seu blog, se me permitir é claro, no meu blog.

aproveite para visitá-lo > http://pordentrodosboxes.blogspot.com/

abs...

Paulo Levi disse...

Obrigado, Belair e Groo! Um grande abraço pra vocês.

Paulo

Paulo Levi disse...

Caro André, ainda não conhecia o seu blog. Fiz uma visita ainda agora e gostei muito - por favor, fique à vontade para acrescentar o link do Adverdriving. De minha parte, já estou providenciando a inclusão do Pordentrodosboxes na minha lista de recomendados.
Um abraço,
Paulo

Joel Gayeski disse...

Grande Paul!

è um prazer sempre encontrar posts bacanas e compartilhar opiniões aqui nos comentários.
Até tirei um tempo pra ler posts antigos.

Que venham muitos anos ainda.

Mundo da Mari disse...

Paulo,
Parabéns pelos 2 anos e continue trazendo informacão para os amantes dos carros!

Luiz Dranger disse...

Parabéns Paulo,
Seu blog é de 1ª e seus textos mostram sim, que voce é um bom escritor.
Abr, Luiz

Francisco J.Pellegrino disse...

PL, vc é leitura obrigatória, os temas são sempre relevantes, ótima leitura, parabéns pelos 2 anos e continue nos brindando com estes ótimos trabalhos.

Abração

Paulo Levi disse...

Mari, Joel, Luiz e Francisco:
Obrigado, amigos! É muito bom contar com a leitura e o incentivo de vocês.
Abraços,
Paulo