terça-feira, 25 de outubro de 2011

Kellison J-1

A Kellison foi uma fabricante americana de kit cars em fibra de vidro, pequena no tamanho como todas as empresas do gênero, mas gigante na variedade dos modelos oferecidos. Em seu catálogo havia de tudo, de carrocerias para fórmula vês e bipostos da CanAm até versões em fibra do Ford T e do Fiat Topolino - isso para não falar nas inevitáveis réplicas do Cobra e do Ford GT 40.

Mas nem só de réplicas e carros de corrida vivia a Kellison. A empresa também fabricava uma linha de GTs de criação própria, que podiam receber desde a pacata mecânica do Fusca até os mais agressivos big blocks da época.

Em termos de design, um dos Kellison de maior personalidade era também um dos mais acessíveis: o modelo J-1, identificável pelo teto ao estilo double bubble, como nos Fiat Abarth de Elio Zagato, mas com as corcovas muito mais pronunciadas do que no coupé italiano.


Para quem quiser saber mais sobre a história da Kellison, recomendo a leitura do excelente texto do Carlos Scheidecker publicado recentemente em seu blog, o  Corvette Brasil.

Imagens: arquivo pessoal do autor. Reprodução permitida mediante atribuição a este blog.

4 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

Aquele post do Carlos Sheidecker é sensacional, aprendí muito alí...boa lembrança.

Ron Groo disse...

Eu acabo de ler o Carlos Scheidecker, realmente, quanta coisa nova pra mim. Foi muito bom.

Tem uma foto de frente deste carro ai?

Paulo Levi disse...

Groo, fiquei tão hipnotizado por essas corcovas que esqueci de fotografar o carro de frente. A única coisa que posso acrescentar é que a mecânica utilizada é a do Triumph TR-3 (ou TR-4, não tenho certeza).

Joel Gayeski disse...

Só acho o teto dos Kellison muito "achatado".
Olhem que interessante.
http://www.dogfightmag.com/forum/showthread.php?108-All-About-Kellison-Sports-GT-Fiberglass-cars-of-1958-1968