segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Adverdriving em Elkhart Lake

Entre 9 e 11 de setembro, será realizado um dos principais encontros para automóveis clássicos de competição nos Estados Unidos: o Elkhart Lake Vintage Festival. O Adverdriving estará lá, cobrindo o evento exclusivamente para os leitores deste blog.

A pequena cidade de Elkhart Lake, no estado de Wisconsin, entrou para o mapa do automobilismo mundial ao sediar pela primeira vez uma prova do CanAm Challenge Cup, em 1967. O vencedor foi Denis Hulme, companheiro de equipe de Bruce McLaren. Ao longo daquele ano, os dois neozelandeses dominariam de tal modo a categoria que a equipe McLaren acabou se tornando conhecida como "The Bruce and Denny Show".  


O espírito da CanAm dará o tom ao Vintage Festival deste ano em que se comemoram os 45 anos do início da categoria. O encontro deverá contar com a presença maciça de McLarens, Lolas, Porsches e outros carros que protagonizaram disputas sensacionais em Elkhart Lake nas mãos de mitos como John Surtees, Dan Gurney, Brian Redman e Jacky Ickx, além dos já citados McLaren e Hulme.


Outro destaque do evento será a comemoração dos 40 anos do primeiro título ganho pela Datsun no torneio TransAm para carros de turismo com motores de até 2.5 litros. Se no início da década de 1970 a liderança nos campeonatos europeus da categoria era disputada por BMW e Alfa Romeo, a marca japonesa  - que teve o seu nome mudado para Nissan alguns anos depois - não dava chance aos rivais nos circuitos americanos. John Morton, seu principal piloto na época, estará de volta a Elkhart Lake para participar das festividades. 


O ponto alto do Vintage Festival, naturalmente, serão as competições reservadas aos carros dessas duas categorias no circuito de Road America. Além disso, haverá outras atrações que prometem mobilizar o interesse do público, como um concurso de elegância e uma espécie de parada em que os carros da CanAm e de outras categorias percorrerão as mesmas ruas e estradinhas onde se corria em Elkhart Lake quando ainda não havia um circuito permanente na região.

Este post é o primeiro de uma série sobre a essa grande festa do automobilismo histórico americano. Fique de olho neste espaço, que vem muito mais por aí!

Imagens: http://www.bruce-mclaren.com (Bruce McLaren); http://www.lolaheritage.co.uk (carros da CanAm no circuito de Road America): http://japanesenostalgiccar.com (John Morton/Datsun 510)

6 comentários:

Belair disse...

Que inveja Mr. Levi,que inveja...da boa,claro.
Sou louco para conhecer esse lugar,que pelas fotos que já ví,é maravilhoso.
Ver esses carros todos,cruzar com um monte de piloto bão,talvez até com o Peter Egan da R&T que deverá estar lá,etc,etc...

Ron Groo disse...

Já estou ansioso...

Francisco J.Pellegrino disse...

Estamos na arquibancada aguardando as fotos....boa viagem e fotografe muito.....abs

Paulo Levi disse...

Belair, vai ser a primeira vez que volto a Elkhart Lake depois dos meus tempos de estudante. Mas nunca vi os carros da CanAm em ação por lá, já que eu só fui aos June Sprints, que são uma espécie de aperitivo de início de temporada.

Sobre o Peter Egan, duas coincidências: fomos colegas de universidade, e ele trabalhava na mesma oficina onde eu levava os meus carros. É bem capaz de eu dar de cara com ele num dos três dias do evento

Paulo Levi disse...

Groo e Francisco, podem deixar... já estou em concentração de pré-evento!

Belair disse...

CARACA!!! Estudou(antes ou depois do Vietnam?) com o cara que eu acho o MAIOR cronista automotivo do mundo! Minha opiniao,claro,mas toda vez que leio(ha' decadas) o que o cara escreve sinto que estou batendo papo com ele pessoalmente.E voce o fez de fato,e talvez agora de novo.Eita rabo...