sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dois pilotos de futuro


Cerca de oito anos separam essas duas fotos, tiradas quando os pilotos que nelas aparecem tinham pouco mais que vinte anos. Apesar de novatos, os dois já deixavam antever um futuro mais que promissor. Nunca chegaram a competir entre si, mas isso certamente teria acontecido se um deles não tivesse tido sua carreira abreviada por um grave acidente quando se encontrava no auge de sua forma.

O envolvido nesse acidente, ocorrido há exatos 49 anos, foi o inglês Stirling Moss, que vemos aqui numa rara imagem dos tempos em que ainda tinha cabelo, provavelmente datada de 1954. Naquele ano, Moss venceu a 12 Horas de Sebring ao volante de um OSCA, numa vitória inesperada que lhe abriria o caminho rumo a metas mais ambiciosas. Ainda no mesmo ano o jovem inglês já participava da Formula 1 pela Maserati, passando posteriormente a defender as cores da Mercedes-Benz, da Ferrari, novamente da Maserati, da Vanwall e de várias equipes independentes. Nunca venceu o mundial mas chegou muito perto, se classificando por quatro vezes seguidas em segundo lugar e por três vezes em terceiro. Além disso, conquistou inúmeras vitórias em corridas para carros esporte, incluindo uma na lendária Mille Miglia de 1955.

O outro piloto é o americano de origem italiana Mario Andretti, exultante após sua primeira vitória numa corrida para carros do tipo midget. Em 1965, passados apenas três anos, Andretti estreava na 500 Milhas de Indianapolis com um surpreendente terceiro lugar. Curiosamente, em 29 participações nessa prova só conseguiria vencer uma única vez, em 1969 - parecia haver em Indianapolis algum quebranto sempre pronto a frustrar suas intenções - mas acumulou perto de 40 primeiros lugares em outras competições da mesma categoria. E quando já não tinha mais nada a provar no automobilismo de seu país, voltou suas atenções à Fórmula 1, vencendo o campeonato mundial de pilotos de 1978 pelo Team Lotus. Traz ainda no currículo vitórias em grandes competições para carros esporte, stock cars, e até mesmo dragsters e subidas de montanha.

Há vários pontos em comum entre Stirling Moss e Mario Andretti: ambos competiram pela Ferrari e pela Lotus; ambos se destacaram por serem pilotos completos, capazes de se adaptar rapidamente a qualquer tipo de carro e de vencer corridas em qualquer tipo de pista, e ambos foram praticantes da filosofia do "pé embaixo" desde o momento da largada, ainda que por vezes isso lhes tenha custado vitórias dadas como certas.

Encontro de dois grandes "botas" em Donington Park, maio de 2007
Depois que pararam de correr, Moss e Andretti souberam transformar sua imensa popularidade em uma plataforma para outras atividades: o inglês aparece frequentemente em campanhas publicitárias e eventos ligados ao universo do automóvel, enquanto o americano se tornou sócio de empreendimentos em diversos setores incluindo a vitivinicultura, onde atua com a marca Andretti Wines. Naturalmente, ambos são muito requisitados para dar palestras e para participar de encontros de automóveis clássicos.

Hoje aos 81 anos, Moss é Sir Stirling, patrimônio nacional dos ingleses. Já os americanos não concederam nenhum título honorífico a Andretti, até porque esse tipo de coisa não existe nos EUA. Mas existe na Itália, e o governo daquele país houve por bem agraciar o filho pródigo com o título de Commendatore della Repubblica.

Na minha opinião, é pouco. Para fazer justiça aos feitos do hoje setentão Andretti, que a cada ano que passa mais se parece com um centurião romano, no mínimo deveriam tê-lo feito senador vitalício. Ou então imperador, ainda que esse título ande meio desgastado ultimamente.

Imagens: arquivo jornal L'Unità, http://www.unita.it (Stirling Moss quando jovem); site oficial de Mario Andretti, http://www.marioandretti.com (outras fotos) 
  

2 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

Sempre com posts de qualidade e ótimas lembranças...parabéns.Nada a acrescentar os dois foram simplesmente grandes pilotos...

Dilermando disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.