quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Dica de blog: Auto di Merda

Em matéria de design automotivo, os italianos não deixam barato: quando cismam que um carro é feio, malham sem dó nem piedade. Nada mais natural, portanto, que tenham criado um blog inteiramente dedicado a esse tipo de malhação.

Seu nome, http://autodimerda.blogspot.com, já diz tudo. É escracho brabo, uma espécie de Pânico ou Casseta e Planeta focado em automóveis.


No rodapé de cada página, há uma mensagem de advertência que lembra vagamente as palavras de Dante nos pórticos do inferno, lasciate fuori ogni speranza, o voi che entrate ("deixai de fora toda esperança, ó vos que entrais").

Atenção: este site causa graves danos a quem não tem senso de humor
Os textos, que podem ser de autoria da equipe do blog ou dos próprios leitores, são de um humor anárquico em puro estilo besteirol, não raro avançando os limites do escatológico. Às vezes são muito engraçados, outras vezes nem tanto. Mas nunca deixam os leitores indiferentes, como se pode notar pela quantidade e intensidade das reações despertadas, a favor e contra.

Até hoje mais de duzentos carros, entre modelos atuais e do passado, já levaram bordoada nesse blog. Entre eles estão não só os alvos mais óbvios, como o Edsel, o Pontiac Aztek e o Kia Opirus, mas também vários modelos que contam com muitos fãs, como o Saab 96, o Volvo PV 444 e o Porsche 914. Sobra até para velhos conhecidos nossos como o VW Brasília, o Fiat Oggi e o Fiat Premio (este, conhecido como Fiat Duna na Itália).

O idioma do blog, naturalmente, é o italiano. Mas isso não é um obstáculo nestes tempos em que todo mundo aqui no Brasil capisce tutto de italiano graças à novela da Globo. E de qualquer forma, a linguagem das suas imagens (muito bem elaboradas, por sinal) é universal.

Buon divertimento!


Imagens: http://autodimerda.blogspot.com/

8 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

Muito bom Paulo, engraçado demais o humor italiano...e na maioria das vezes eles tem razão !

Mister Fórmula Finesse disse...

Dica muito legal Paulo....impagável algumas "analíses".

Aproveitando o espaço, em breve coloco no ar, junto com um amigo, o "Boteco do Mister Fórmula Finesse"...ou algo assim!

Carros, filosofias automotivas e um monte de tolices!

Já está convidado a visitar a ante sala do Capeta!

GM

Ron Groo disse...

Eu já tinha visto algumas destas fotos, mas não sabia de onde tinham vindo. E que susto quando li o nome do blog.

Meu italiano é igual a meu entendimento em japonês, ou seja, não existe, mas as fotos fazem ser um ponto de visita obrigatório.

Paulo Levi disse...

Francisco,
Viu que esses sacripantas não tiveram a coragem de botar nenhum Camaro ou 356 no meio? Sorte deles...rsrs.

Mister FF,
Essa foi só pra descontrair, já em clima de fim de semana.
E parabéns pela decisão de abrir o Boteco. Quando marcar a inauguração, me avise que eu estarei lá.

Groo,
Eu podia apostar que esse título ia causar frisson. Mas se o nome do blog é esse, não dava pra ser pudico, né? Além do que, o General Cambronne e a turma das artes cênicas já fizeram muito para tirar essa palavra da m----.

Joel Gayeski disse...

Não tá errado o carro com a legenda "Accende la Paassione"?

Um Ferrari F430 cairia muito melhor huahuahua.

Mister Fórmula Finesse disse...

Paulo Levi;

Você participou da campanha do Tempra certo?

"der noier fiat tempra" ....sem compromisso com a gramática correta, lembro dessa expressão na época do lançamento.

Vou inaugurar meu perfil de editor no blog falando sobre Tempras e revisitando o Turbo. Gostaria de saber se poderia mencionar seu blog como fruto de um dos criadores de tão bem sucedida campanha.

Evidentemente, que receberá o material antes para revisão. Fico muito contente que tenha seu dedo criativo na promoção de um dos mais famosos fiats nacionais.

O blog mudará de nome, mas já existe com outro editor, apenas estou efetivando minha participação oficialmente. Com direito a um perfil de apresentação.

Obrigado pela força!

GM

Paulo Levi disse...

Joel,
O carro em chamas é um Ford Pinto, que ganhou notoriedade no final dos anos pela facilidade com que pegava fogo em qualquer colisão traseira. Certa vez, aluguei um desses - era uma verdadeira bomba (no mau sentido).

Paulo Levi disse...

Mister FF,
Bom saber que a construção do boteco já está bem adiantada!

Sobre o Tempra, eu participei da campanha de lançamento, sim, mas na condição de planejador. Foi um processo fascinante, cheio de lances memoráveis.

Esse filme que você mencionou (falado em alemão com legendas em português)já havia sido usado no lançamento do Tempra na Alemanha, e foi veiculado aqui como uma espécie de abre alas para a campanha de lançamento de fato. Esta foi produzida aqui no Brasil, e a trilha era a música "Night and Day".

Fique à vontade para mencionar o Adverdriving e a minha participação no lançamento do Tempra no seu post inaugural. Se quiser mais informações, por favor entre em contato comigo pelo e-mail do blog (adverdriving@gmail.com)