sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Dia de luz, festa de sol

Qualquer paulistano que já passou dos quarenta e que costumava ir ao Guarujá e a outras praias da Baixada Santista quando criança, certamente se lembra da Rádio Eldorado daqueles tempos. De todas as emissoras da capital, a Eldorado era a que oferecia a melhor recepção no litoral. Mas este não era o seu único mérito: a qualidade da programação também era fora de série, tanto na parte musical como no noticiário.

Para um guri da capital, descer para o Guarujá nas férias e nos feriados era algo ansiosamente esperado. E a diversão começava bem antes da chegada, tão logo o carro iniciasse a descida da serra. À essa altura, o clima lá dentro já era de férias. E a Rádio Eldorado - sintonizada pelos autorádios Telespark, Motoradio ou TKR – fazia parte desse clima, fornecendo a trilha sonora que continuaria a embalar aqueles dias de felicidade e descontração.



Dentre as muitas vinhetas que pontuavam a programação da Eldorado, talvez a mais memorável fosse aquela que identificava a própria emissora, composta por Walter Santos. Autor e produtor de jingles publicitários, Walter Santos - que também foi um dos maiores compositores da Bossa Nova - acertou em cheio nessa vinheta, que compôs especialmente para a então (1971) recém-inaugurada Eldorado FM.

Neste primeiro post de áudio do AdverDriving, você poderá conhecer (ou reviver) o clima daquela conjunção única entre lugar e tempo, sintetizado com rara felicidade nessa vinheta. Clique no player aí embaixo, feche os olhos e imagine-se a bordo de um Simca Chambord (ou de um Galaxie ou Opala ou Variant, tanto faz), sem uma preocupação sequer, a paisagem passando, a caminho do mar.



Agradecimentos: Carla Poppovic (pelo uso do áudio) e Michel Freidenson (pela inspiração para este post).

Imagens: Shutterstock

2 comentários:

Fábio Dias disse...

Que informação maravilhosa você me deu com esse post. Como saudosista da antiga Eldorado e pesquisador, há anos procurava o autor e interpretes desta vinheta.

Muito obrigado.

Não sei se você sabe, mas a outra vinheta da emissora era com o pianista Oscar Peterson e o conjunto vocal Singers Unlimited interpretando Children Games, versão em inglês de Chovendo na Roseira de Tom Jobim. A locução era do José de Ávila Barroso.

Abraços.

Fábio Dias

Paulo Levi disse...

Fábio,
Fico feliz que você tenha conseguido navegar até esse post com a inesquecível vinheta do maestro Walter Santos. Obrigado pela visita!

E obrigado também pela informação sobre a outra vinheta da Eldorado, não me lembrava dela.